Colégio Casa Nossa Senhora da Conceição

 O Dia Mundial do Livro é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de abril. No nosso Colégio, este ano, vamos comemorar esta data no dia 22 de abril, sexta-feira, com a presença do escritor Alexandre Parafita.
Para celebrar este dia tão especial, este ano, convidámos o escritor Alexandre Parafita para nos fazer companhia. Alexandre Parafita é um escritor português, com raízes transmontanas, com extensa obra publicada sobre o património e tradição oral portuguesa, bem como no domínio da literatura infanto-juvenil. Professor universitário, é doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação.
Algumas das suas obras fazem parte do Plano Nacional de Leitura, tais como: "Histórias de Natal Contadas em Verso", "As três touquinhas brancas", "Branca Flor, o Príncipe e o Demónio", "A mala vazia", "Diabos, diabritos e outros mafarricos", "Contos de animais com manhas de gente", "Histórias a rimar para ler e brincar", "Memórias de um cavalinho de pau", "O rei na barriga", "Vou morar no arco-íris", "O tesouro dos maruxinhos", "Lobos, raposas, leões e outros figurões", "Contos ao vento com demónios dentro", "Magalhães nos Olhos de um Menino" e "Balada das Sete Fadas".

A sua obra integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos universitários

Da sua extensa obra escolhemos para trabalhar com as nossas turmas os livros "Histórias a rimar para ler e brincar" (1º ano), "Diabos, diabritos e outros mafarricos" (2º ano), "Histórias de artes e manhas" (3º ano) e "O tesouro dos maruxinhos, mitos e lendas para os mais novos" (4º ano).
Destas obras vão, certamente, ser criados fabulosos trabalhamos para serem apresentados no dia ao autor e a toda a comunidade educativa.

Sabiam que:

A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram dois dos maiores escritores de todos os tempos; Miguel de Cervantes e William shakespeare.