Colégio Casa Nossa Senhora da Conceição

O Colégio Casa Nossa Sra da Conceição é propriedade da ATNP (Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal), que é uma Instituição Particular de Solidarie- dade Social (IPSS).
O Colégio Casa Nossa Sra da Conceição foi durante alguns anos, internato, primeiro feminino e depois misto. Com o encerramento do sanatório de MonteAlto em 1972 deixou de ter o regime de internato e passou a apoiar alunos externos.

A partir da segunda metade dos anos 70, criou-se um Jardim de Infância, com o objetivo de ser um abrigo para crianças cujas mães precisassem de trabalhar. É em 1986 que a Direção da ATNP estabelece com a Segurança Social o primeiro protocolo de comparticipação para o apoio das crianças que frequentavam a Casa. No ano lectivo 1995/96 criou-se a escola com o 1º ciclo do Ensino Básico.

Desde então, o Colégio tem vindo a ter um crescimento sustentado em todas as valência e para além da Creche, Jardim de Infância, e 1º Ciclo do Ensino Básico, conta também com Salas de estudo que apoiam alunos do 5º/ 6º / 7º/ 8º e 9º anos, totalizando mais de 210 alunos em 2016.